Laboratório de Inovação na Gestão realiza meetup de Gamificação

06/02/2018 14h54 - Atualizado em 07/02/2018 11h21

Debater como o uso de elementos e técnicas de jogos podem envolver e motivar pessoas nos objetivos do projeto ou da Organização. Essa foi a proposta do meetup realizado, na última quinta-feira (01), pelo Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges).

Durante o encontro, conduzido pelo especialista em jogos digitais e superintendente da Tec Vitória - Incubadora de Empresas do Espírito Santo, Rafael Lontra, foram destacados os conceitos, elementos, técnicas e aplicações da gamificação para as Organizações, modelo que pode ser aplicado em situações onde o objetivo do jogo é algo além do simples sucesso no jogo em si: negócios, processos, educação, saúde. Ou seja, a experiência do jogo é um meio para atingir objetivos de engajamento e mudanças de comportamento num contexto maior do objetivo do negócio.

“É importante frisar que a gamificação é o uso de elementos e técnicas de game design em aplicações práticas que não são necessariamente jogos. A palavra-chave é “motivação”, que fará as pessoas se mexerem e realizarem mudanças para que consigam alcançar seus objetivos”, afirmou Rafael.

Alguns exemplos do uso de elementos e técnicas de jogos foram apresentados: programas de fidelidade, a própria disposição de informações em transmissões televisivas no estilo “painel de controle”, aplicativos de ensino de idiomas, de incentivo ao consumo de água ou de atividades físicas com rankings, recompensas e outros estímulos à participação são alguns exemplos.  

Para a Subsecretária de Inovação na Gestão, Marília de Assis, debater temas como gamificação é essencial para novas perspectivas. “Nosso papel é disponibilizar um ambiente favorável ao debate de novas temáticas e ferramentas disponíveis para melhorar o serviço público.  E não é um tema estranho à nossa realidade, o governo já utilizou essas técnicas, por exemplo, ao lançar o Movimento 21 dias. Há uma gama de áreas onde ela também se aplica, como por exemplo, recursos humanos e já há movimentos nesse sentido para o desenvolvimento de pessoas na Esesp (Escola de Serviço Público do Espírito Santo). É importante que discussões como essas envolvam mais servidores e também a sociedade, ampliando nossa capacidade de inovar”, concluiu.

Os meetups são encontros mensais realizados pelo LAB.ges, sempre conduzidos por um convidado especialista em temas de vanguarda em inovação. Os servidores ou interessados que tiverem sugestões de temas poderão enviá-las para o e-mail labges@seger.es.gov.br.

Para saber mais sobre os eventos e ações do Laboratório de Inovação na Gestão - LAB.ges, acesse o site labges.es.gov.br  e curta a página facebook.com/labges.