A iniciativa busca transformar a capacidade operacional do setor público, confrontando desafios estruturais como a falta de customização em programas de formação, resistência à inovação e fragmentação entre equipes.
Por meio de um ciclo de três meses, que abrangem treinamentos, prototipagens e mentorias, o projeto almeja aprimorar a colaboração entre equipes estaduais e municipais do Espírito Santo, impulsionando a resolução de desafios complexos e promovendo reflexão estratégica para soluções inovadoras.

A iniciativa busca transformar a capacidade operacional do setor público, confrontando desafios estruturais como a falta de customização em programas de formação, resistência à inovação e fragmentação entre equipes.
Por meio de um ciclo de três meses, que abrangem treinamentos, prototipagens e mentorias, o projeto almeja aprimorar a colaboração entre equipes estaduais e municipais do Espírito Santo, impulsionando a resolução de desafios complexos e promovendo reflexão estratégica para soluções inovadoras.

PÚBLICO-ALVO:

Governo; Pessoas servidoras

Objetivos:

Customizar e dimensionar programas de formação para equipes públicas, visando o desenvolvimento de capacidades alinhadas às exigências corporativas.
Superar as resistências à inovação no setor público, promovendo o conhecimento e a adoção de abordagens eficientes.
Fomentar a colaboração e sinergia entre equipes públicas, integrando-as no cotidiano e nos processos de capacitação.
Estimular a reflexão estratégica e promover soluções inovadoras para os desafios públicos, evitando abordagens reativas em detrimento de estratégias sólidas.

Resultados:

Em 2023, a iniciativa trouxe resultados como:
(1) Construção de uma chamada aberta que identificou mais de 40 desafios complexos nas administrações estadual e municipais do Espírito Santo.
(2) Contratação e apoio no desenvolvimento de uma sequência de oficinas simultâneas de ensino sobre construção de protótipos para soluções públicas, capacitando 90 pessoas servidoras em abordagens colaborativas e inovadoras.
(3) A aplicação de metodologias adaptadas, a partir do Design Thinking, UX (User Experience), Lean startup, Design de serviços e desenvolvimento ágil, foi integrada ao cotidiano da administração pública.
(4) Essa sinergia gerou 18 desafios selecionados, envolvendo 15 órgãos e seus representantes, focados no desenvolvimento de 18 protótipos.
(5) Concomitante ao desenvolvimento dos protótipos, dois modelos de gestão do conhecimento, virtual e físico, foram propostos e contratados.

Opinião de quem constrói junto com a gente

“Conhecer a técnica de Experiência do Usuário provocou em mim e em nossa equipe uma série de reflexões para que a gente pudesse pensar em possibilidades inovadoras de ação. Principalmente em situações que envolvem as mulheres do Espírito Santo, sobretudo aquelas que sofrem violência”.

POLLYANA TEREZA

Servidora da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM)

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