Debate sobre Inovação na Gestão mobiliza servidores

25/08/2017 18h00 - Atualizado em 04/01/2018 16h08

Servidores públicos estiveram reunidos para debater os caminhos, esclarecer dúvidas e pensar coletivamente em soluções para a implementação e fortalecimento da inovação na gestão pública do Espírito Santo. O encontro foi realizado na tarde da última sexta-feira (25), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A roda de conversa ‘Inovação na Gestão: que bicho é esse?’ foi promovida em parceria com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges), da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A ideia era criar um espaço aberto e propício ao diálogo e à participação dos profissionais interessados, permitindo receber múltiplas visões sobre o tema.

Entre os debatedores estava a subsecretária de Inovação na gestão da Seger, Marília de Assis, e o gerente de inovação na gestão e cultura empreendedora, Pedro de Souza. A mediação da conversa ficou por conta da docente e servidora estadual Nara Caliman. Mais de 50 pessoas participaram do momento, que foi sediado na área de convivência da Esesp.

“Nossa ideia é bater um papo sobre o tema para construir junto o que é inovação na gestão, ver como ela é entendida e perceber que não é uma mudança que pode acontecer apenas com uma área específica do Governo. Esse é um entendimento que precisa ser trabalhado e um comportamento que precisa ser praticado”, disse a subsecretária Marília.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, e com a diretora técnica, Sylvana Torres, a iniciativa dialoga com a necessidade atual do serviço público, que precisa se reinventar para atender às demandas da sociedade. Por isso, é fundamental abrir novos lugares cujo foco seja repensar as práticas diárias e como melhorá-las.

“A nossa instituição vem trilhando esse caminho. Estamos atualizando nosso portfólio de cursos com conhecimentos que correspondem às necessidades que a gestão pública tem apresentado. Esse é um trabalho que não se faz sozinho, mas com parcerias, em grupo. Essa roda de conversa reflete bem a nossa nova maneira de agir”, destacou Dângela.

Troca de Experiências

As servidoras Cynthia Lúcia Léo de Carvalho e Maria Cecília Pereira estavam entre o público presente durante o encontro. As duas atuam na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), dentro do Núcleo de Inovação na Gestão. De acordo com elas, a proximidade do tema abordado com a área em que estão, assim como a troca de experiências, foi um dos grandes motivos de participarem do momento.

“A proposta vai de acordo com aquilo que já estamos executando em nossa secretaria. Estamos transformando nossa realidade e participando de um processo de revolução e evolução que não pode ficar restrito ao nosso grupo. Temos que trabalhar além dos muros, em contato com outros órgãos. Por isso esse debate foi muito bom”, disse Cynthia.

LAB.ges

O Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) foi instituído por meio da portaria SEGER nº 06-R, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo do dia 22 de agosto deste ano. Entende-se como Laboratório de Inovação o ambiente que engloba espaços físicos, ambientes conceituais e virtuais, equipe, metodologias experimentais e não usuais para o estudo e solução de problemas a partir de práticas inovadoras na gestão.

Entre os seus objetivos está: identificar, desenvolver, implementar, apoiar, reconhecer e multiplicar de iniciativas inovadoras de forma articulada; articular esforços e estimular a formação de parcerias para potencializar tais iniciativas; criar de soluções para desafios específicos do Governo; e promover o alinhamento das ações de capacitação de servidores nessa temática.