Iniciativas

 

 

O Laboratório de Inovação na Gestão – LAB.ges é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo – SEGER que tem como objetivo promover a inovação na gestão pública, transformar cultura e desenvolver soluções para resolver desafios do Governo. Trata-se de um ambiente criado para estimular e desenvolver atitudes empreendedoras e fomentar a utilização de ferramentas e metodologias inovadoras.

CULTURA DA INOVAÇÃO:

Inoves

Meetup.Gov

CineDebate.Gov

Mão na Massa

Tsunami de Design Thinking

Lab.Esesp

SOLUÇÕES INOVADORAS:  

Escritório de Processos

Solucionática 

Caixa de Ferramentas

Epicentro

Plataforma de Talentos

 

Parcerias


Inoves

O Inoves é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula fortemente o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. 

Por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a modernização da Administração Pública e para valorização do servidor.

Meetup.Gov

Encontros informais em que especialistas convidados conversam com os participantes de forma livre e dinâmica sobre temas ligados à inovação. As edições são mensais, gratuitas e abertas à participação de servidores, empreendedores e cidadãos, mediante inscrição. Fique atento à nossa agenda! Confira o resumo das edições anteriores nas Pílulas de Inovação.

CineDebate.Gov

Exibição de filmes, documentários e materiais audiovisuais com temas pertinentes para a gestão pública, associada a debates promovidos em torno do tema.  O objetivo é promover o encontro e o debate entre os servidores do Governo, estimulando a reflexão, o aprendizado e a integração. Fique atento à nossa agenda e confira o resumo das edições anteriores do Cinedebate.gov.

Mão na Massa

O Mão na Massa traz oficinas de curta duração para apresentação de métodos e ferramentas inovadores, facilitadas por membros da equipe do LAB.ges e parceiros. As oficinas buscam apresentar métodos como o Scrum e proporcionar uma “degustação” dessas ferramentas, facilitando a visualização de sua aplicação e encorajando seu uso. Como todos os demais eventos do LAB.ges, são gratuitas e abertas à participação de servidores, empreendedores e cidadãos, mediante inscrição. Fique atento à nossa agenda e não perca a próxima!

Tsunami de Design Thinking

Ação de capacitação de TODOS os servidores de um órgão. O conceito do Tsunami partiu do desejo de promover a penetração da inovação em todos os setores da instituição, descentralizando a responsabilidade de inovar. Além disso, o uso do design thinking como uma linguagem comum tem o objetivo de aproximar e integrar os servidores do órgão a partir da disseminação de valores como empatia, colaboração, criatividade, experimentação e foco no usuário.

LAB.ESESP

A trilha de Inovação da Esesp faz parte da nova estratégia do governo para a inovação. O LAB.esesp é a materialização dessa trilha e está alinhado ao Laboratório de Inovação em Governo do ES - LAB.ES.

 


Escritório de Processos

O Escritório Central de Processo (ECP) do Governo do Estado do Espírito Santo atua na disseminação da cultura do Gerenciamento de Processos e no incentivo para que sejam adotadas boas práticas de gestão sempre visando entregar melhores serviços a sociedade capixaba.

Um dos objetivos do Escritório Central é a criação de uma rede de Escritórios Locais nas diversas Secretarias e Autarquias do Estado. Os Escritórios Locais têm a missão de administrar, dar suporte e fomentar iniciativas de Gerenciamento de Processos (BPM – Bussiness Process Management) no âmbito do seu órgão, sob a supervisão e mentoria do Escritório Central.

O Escritório Central coordenará os esforços para que a cultura da gestão de processos seja consolidada em todo o estado do Espírito Santo. Dentre as ações do ECP estão:• Coordenação da Rede de Escritórios Locais

• Capacitação
• Organização de Workshops
• Consultoria
• Disseminação de boas práticas
• Transferência de conhecimento
• Normatização de procedimentos

Acreditamos que a melhoria continua dos serviços prestados à sociedade aliada à redução dos desperdícios sejam os principais objetivos a serem buscados por todos os profissionais de BPM.

Solucionática

Oficina de solução de problemas utilizando métodos colaborativos diversos, definidos de acordo com o tipo problema que se quer resolver. A aplicação desses métodos deve contar com a participação de todos os setores envolvidos e também de clientes e parceiros.

Alguns exemplos de métodos que podem ser utilizados: Design Thinking, Design Sprint, Pensamento Sistêmico, Design Centrado no Ser Humano (HCD), Cenários Futuros, Canvas de Processo...

Caixa de Ferramentas

Aqui você encontra diferentes ferramentas para utilizar no dia a dia do trabalho, de acordo com as suas necessidades específicas, buscando sempre proporcionar novas possibilidades para solução de problemas.

 

Epicentro

Para as pessoas dispostas a criar novas soluções para o desenvolvimento do Espírito Santo, o Epicentro reunirá, em um ambiente colaborativo e criativo, diversos atores do Governo e da sociedade trabalhando juntos para impulsionar o ecossistema capixaba de inovação. Como um hub de inovação do Estado, o Epicentro terá por compromisso: conectar as ações paralelas  do ecossistema, fomentar o mercado empreendedor, apoiar e desenvolver startups, incitar a economia criativa, aproximar empreendedores de investidores e estimular pesquisas e soluções tecnológicas e inovadoras para o Governo do Espírito Santo.

Plataforma de Talentos

Ambiente virtual cujo objetivo é reunir informações sobre os talentos que estão a serviço do Poder Executivo do Governo do Estado do Espírito Santo em seus diversos órgãos, identificando suas habilidades e competências e tornando-as disponíveis para intercâmbio de ideias e participação em projetos do Governo do Estado.