
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO
Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos - SEGER

Governo do Estado de Espírito Santo
Mas, no Espírito Santo, pessoas servidoras que buscavam novas formas para resolver problemas antigos, encontravam um cenário fragmentado: baixa inovação, métodos insuficientes e pouco eficazes.
Enquanto sobravam vontade e comprometimento para a resolução de problemas, faltavam métodos que fossem capazes de responder à complexidade dos desafios.
Antes do Ciclo, cerca de 50% das pessoas participantes afirmaram que sentiam pouco suporte organizacional para a inovação
Nesse contexto, melhorar a resposta a problemas públicos impactava não apenas o trabalho das pessoas servidoras, mas, sobretudo, na qualidade dos serviços oferecidos à população capixaba. Um baita problemão, não é?
Mas o LAB.ges não queria simplesmente oferecer um curso. O que nós queríamos era transferir métodos inovadores que resistissem ao tempo, que deixassem um legado de transformação na gestão pública capixaba. Em que cada pessoa servidora que passasse por ele, o levasse adiante. Queríamos transformar pessoas, que transformassem serviços e processos.
Leonardo Daher
Secretaria de Economia e Planejamento (SEP)
Nos inspirando em abordagens de design centrado na pessoa usuária, métodos colaborativos e ferramentas de inovação pública, criamos o Ciclo de Formação em Solução de Desafios Públicos em 2023.
Mais do que uma formação, o que o Ciclo pedia era um mergulho, uma jornada de tranferência de metodologias voltadas à resolução de problemas. Tudo isso com base em evidências, mentorias e prototipação controlada.
O primeiro passo de estruturação do Ciclo em suas duas edições (2023 e 2024) foi a seleção das equipes. Nesse momento, nosso desafio era selecionar um grupo diverso e que correspondesse às demandas do maior número de setores possível.
Para nós, o mais importante era reunir toda a diversidade do governo e colocar numa sala para, juntos, mergulharmos de cabeça nos desafios propostos. Por isso, priorizamos os times intersetorias, compostos por diferentes órgãos do governo.
Durante quatro meses, equipes de pessoas servidoras do Espírito Santo se debruçaram, semana a semana, sobre seus desafios. Nesse caminho permeado de trocas e colaboração teve muita gente que percebeu no problema do outro uma solução para o seu. E vice-versa. O Ciclo de Formação nos mostrou o poder da co-criação na solução de desafios públicos.
Julio Noventa
Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan)
Nós tínhamos conciência de que conseguir um espaço na agenda das equipes para a formação presencial já foi uma baita vitória. Mas precisávamos manter a “chama viva” e não deixar o conhecimento ser perdido na sala, até porque, nem sempre as ideias surgem no momento que gostaríamos, né?. Com a ajuda das pessoas facilitadoras nas mentorias online, começaram a se desenhar possíveis respostas. Muitas ideias foram descartadas, outras foram ganham corpo.
Cada equipe transformou uma ideia em algo testável. Testaram com outras pessoas servidoras que participavam da formação, refinaram e , muitas vezes, recomeçaram. Esse foi o momento em que o erro virou aprendizado.
Rafael Duarte de Oliveira
Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Extensão (ICEPi)
Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan)
Na reta final da nossa jornada no Ciclo, convidamos as equipes de pessoas servidoras a colocar sua ideias de solução - e oratória - à prova. Realizamos uma simulação de “venda da ideia” para partes interessadas, o famoso “pitch”. E não demorou muito para os resultados começarem a aparecer
Antes do Ciclo, cerca de 50% das pessoas participantes afirmaram que sentiam pouco suporte organizacional para a inovação

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO
Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos - SEGER

Governo do Estado de Espírito Santo