LAB.ges/Seger certifica primeira turma de "Embaixadores da Inovação" do programa StartupES
O programa StartupES, iniciativa do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), deu mais um passo rumo à sua implementação nos órgãos estaduais da administração pública capixaba. Na última sexta-feira (21), ocorreu, no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) a formatura da primeira turma de pessoas servidoras certificadas como "embaixadores da inovação" do programa. As 29 pessoas certificadas terão o papel de implementar, em seus órgãos de atuação, soluções contratadas por meio da Lei Estadual 929/2019 e da Lei 182/2021, o Marco Legal das Startups.
O subsecretário de Estado de Inovação na Gestão da Seger, Davi Salgueiro, destacou a importância da certificação.
"Essa é mais uma etapa importante do projeto StartupES, porque incentiva os servidores a aprimorarem os serviços prestados à população, utilizando a nova legislação das startups como ferramenta", afirmou.
A gerente de Inovação na Gestão da Seger, Nara Caliman, também ressaltou o impacto da iniciativa.
"Estamos construindo o StartupES em conjunto com as pessoas servidoras para que possamos, de forma coletiva, fortalecer a capacidade do governo do Espírito Santo em responder aos desafios dos órgãos e melhorar os serviços públicos oferecidos aos capixabas", pontuou.
Desde o final do ano passado, o StartupES vem promovendo uma trilha formativa para servidores, abordando conceitos como inovação aberta, compras públicas e metodologia ágil. O objetivo é preparar e informar as equipes responsáveis pelos desafios dentro dos órgãos, para que possam atuar na execução e orientação das empresas contratadas via Marco Legal das Startups.
Um dos participantes da formação, o servidor público Fabiano Louzada, comentou sobre suas expectativas em relação a nova abordagem de contratação.
"Nosso principal objetivo agora é disseminar a inovação dentro dos órgãos e mostrar aos colegas de trabalho as novas possibilidades que o Marco Legal das Startups oferece. Com isso, levamos também à população soluções desenvolvidas no programa", avaliou.
O StartupES é um programa que conecta startups ao governo para buscar soluções inovadoras que enfrentem desafios reais da gestão pública no Espírito Santo. Por meio da inovação aberta e das Contratações Públicas de Inovação, o programa permitirá a seleção e contratação de startups via editais publicados em um portal, conforme previsto pelo Decreto 5203-R/2021, baseado na Lei Estadual 929/2019 e no Marco Legal das Startups – Lei 182/2021.
As próximas atividades do programa incluem a formatura da segunda turma de embaixadores da inovação e o lançamento do edital de chamamento público para startups, ambos previstos para ocorrer ainda este ano.
Texto:
Thamara Machado
Gestora de Redes e Comunidades do LAB.ges
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues