Inoves recebe premiação em concurso nacional de inovação

04/11/2019 12h21 - Atualizado em 06/11/2019 11h23

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) recebeu, nesta segunda-feira (04), o troféu do 23º Concurso de Inovação no Setor Público com o projeto “Novo Prêmio Inoves: acelerando iniciativas públicas”. A premiação é organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia (ME).

A iniciativa foi vencedora junto com outras quatros instituições, na categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”. A premiação foi entregue dentro da programação da 5ª Semana de Inovação, que acontece em Brasília até a próxima quinta-feira (07).

A secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, comemorou com a equipe, parabenizou a todos e destacou a importância de apoiar novas iniciativas que levam modernidade para gestão, como é o caso do Inoves. “É muito gratificante ver o projeto da nossa Secretaria vencendo um concurso de nível nacional, promovido há mais de 20 anos. Isso demonstra que estamos no caminho certo, desenvolvendo projetos focados na inovação, com participação social e buscando melhorias para a população”, afirmou.

De acordo com a servidora do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges/Seger), Nara Caliman, que defendeu o projeto na fase final do concurso em Brasília em setembro, o pioneirismo do “Novo Prêmio Inoves” é a marca deste título, já que se passou a apoiar e investir em iniciativas em diferentes fases de desenvolvimento, desde ideias a projetos de resultado.

“A inclusão do voto popular, o investimento de recursos e o processo de aceleração das iniciativas vencedoras são destaques do novo formato. Esse reconhecimento nacional é mais uma validação de que o redesenho colaborativo ajudou o Inoves a alcançar outro patamar no reconhecimento e estímulo aos servidores e no desenvolvimento de uma cultura de inovação no setor público capixaba. É muito gratificante e estamos ainda mais motivados”, disse.

Ao projeto vencedor da Seger foram concedidos:  troféu, certificados para os integrantes das equipes e direito ao uso do Selo Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica. Além disso, o “Novo Prêmio Inoves: acelerando iniciativas públicas” passou a compor o Banco de Soluções e o Repositório Institucional da Enap, habilitado a participar de eventos organizados ou viabilizados pela escola.

Delegação

O Espírito Santo contou com a participação de mais de 30 servidores que integram os Escritórios Locais de Processo e Inovação (ELPI) de 17 órgãos do Governo. Grande parte da delegação foi até Brasília de ônibus, saindo de Vitória. Participaram do evento representantes das seguintes pastas: Seger; Vice-governadoria; Sedu; Sedurb; Sedes; Setades; Secti; Semobi; Seag, PGE, Sejus; Esesp; Fapes; DIO; Aderes; Idaf e Detran

Concurso

O Concurso Inovação é promovido anualmente pelo Governo Federal desde 1996. A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que geram melhoria na gestão das organizações e políticas públicas que contribuem para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornam mais eficientes as respostas do Estado.

Inoves

O Inoves é um programa coordenado pela Seger que contribui para a modernização da gestão e para a valorização do servidor público por meio de fomento, capacitação, disseminação e reconhecimento de práticas inovadoras.

As iniciativas vencedoras da última edição passaram a integrar, em 2019, o processo de aceleração do programa, ganhando apoio técnico e capacitação para uso mais efetivo do recurso financeiro, disponibilizado via modalidade de apoio a projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito (Fapes), e maximização dos resultados.

A aceleração de projetos públicos é uma prática pioneira do Governo do Estado do Espírito Santo, implementada pelo LAB.ges - Laboratório de Inovação na Gestão da Seger, inspirada nos modelos de aceleração de startups (com apoio financeiro, mentorias e capacitação), mas adaptada ao contexto da gestão pública.

Os participantes poderão utilizar até R$ 40 mil, por meio da Fapes, para auxiliar no desenvolvimento dos projetos.