LAB.ges/Seger e Tribunal de Justiça celebram acordo para projetos inovadores

28/08/2019 00h14 - Atualizado em 28/08/2019 16h15

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, assinou nesta terça-feira (27), juntamente com o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Poder Judiciário para fomentar a adoção de práticas e projetos inovadores no Espírito Santo.

De acordo com o termo de cooperação técnica, o objetivo do convênio é promover mais eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública e na prestação de serviços à sociedade. O documento foi assinado na sede do TJES, na Enseada do Suá, e teve a participação do Corregedor Geral da Justiça, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.

A cooperação entre os órgãos participantes consistirá em uma série de ações, como a promoção de estudos e ações de interesse comum que envolvam a aplicação ou o desenvolvimento de práticas inovadoras, o compartilhamento de práticas, conhecimentos e experiências referentes à inovação no setor público.

Além disso, de acordo com o gerente de inovação na gestão da Seger, Pedro Henrique Trindade, também presente na assinatura, serão realizados eventos e ações de divulgação da temática. “A ideia é ofertar aos servidores dos poderes executivo e judiciário a participação em eventos e ações de capacitação e desenvolvimento profissional. Essas ações serão planejadas e executadas de acordo com Plano de Trabalho, que deverá ser elaborado em até 30 dias após a assinatura”, destacou.

Para a Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, o compartilhamento de informações é positivo para todos os envolvidos. “Nós queremos sempre fazer parceiros nas administrações, nos poderes, e compartilhar todas as soluções que tivermos. Recentemente, compartilhamos nosso sistema de Recursos Humanos com a presidência do Tribunal de Justiça. Penso que todas as possibilidades de avanço que tivermos, temos que compartilhar, seja de um lado ou de outro”, ressaltou.

O Corregedor Geral da Justiça, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, destacou a importância do acordo. “Temos apenas que agradecer essa oportunidade de celebrar esse acordo de cooperação. Ele vai permitir um trabalho conjunto entre as duas instituições. Vai permitir, inclusive, que possamos acompanhar parte dos projetos que a Seger está desenvolvendo e também o contrário, que nós possamos contribuir de alguma forma com o aprimoramento da atuação do Poder Judiciário, com reflexo no Poder Executivo e na população”, declarou o Corregedor.

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, também agradeceu a parceria do governo do Estado.

Parcerias

O Tribunal de Justiça está participando do Pitch Gov.Es, iniciativa da Seger que prevê a participação de startups de todo o país na solução de desafios da administração pública, otimizando recursos e melhorando a vida do cidadão. De acordo com o projeto, as startups contribuirão com métodos, experiências e ferramentas tecnológicas.

Além disso, o governador Renato Casagrande, o presidente do TJES, desembargador Sérgio Gama, e a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, assinaram, no dia 01 de julho deste ano, o Termo de Cooperação Técnica, que estende a utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes) ao Tribunal de Justiça.

O sistema é uma ferramenta consolidada na gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamentos do Poder Executivo do Estado, que integra os dois registros e facilita a obtenção de informações sobre o pessoal visando a tomada de decisões estratégicas.