LAB.ges/Seger participa do Dia Mundial da Criatividade

24/04/2019 00h01 - Atualizado em 24/04/2019 17h13

Nesta segunda-feira (22), a equipe do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) participou das comemorações do Dia Mundial da Criatividade, com oficinas que aconteceram em vários pontos de Vitória.

O evento teve cerca de 20 horas de atividades e foi organizado voluntariamente pelo Espírito Criativo, plataforma capixaba criativa e de inovação social que conecta pessoas, compartilha ideias, debate soluções com o intuito de impulsionar os negócios locais, movimentando a criatividade capixaba, valorizando e desenvolvendo o Estado.

A Secretária da Seger, Lenise Loureiro,  parabenizou o envolvimento dos servidores do  LAB.ges/Seger no evento e destacou a importância da data. “A criatividade e a inovação no serviço público devem ser incentivadas para que auxiliem o Estado na promoção de políticas públicas e na prestação de serviços mais modernos aos capixabas”, afirmou.

A agenda de ações trouxe dezenas de atividades sobre o tema, como oficinas, apresentações, palestras, bate-papos, entre outras. A facilitação foi totalmente voluntária e, além do apoio de servidores da Seger, contou com auxílio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria da Cultura (Secult).


As atividades comandadas pelo Laboratório e trainees foram:

Cria diversidade por Júlio Sampaio (trainee Fapes) e Thales Dias (trainee LAB.ges/Seger)

(Des)Bloqueio Criativo por Flaviana Souza (trainee LAB.ges/Seger) e Jadson Rafalski (vencedor do Prêmio Inoves)

Mini Pocket Oficina: Design Thinking em 90 minutos! por Nara Caliman (equipe LAB.ges/Seger), Marcos Ferreira e Mariana Sales (trainees LAB.ges/Seger)

Monitoramento e avaliação de políticas públicas de Economia Criativa por Fernanda Seidel (trainee Instituto Jones dos Santos Neves)

Pensamento visual por Marcos Ferreira (trainee LAB.ges/Seger), Gabriela Cáceres e Rafael Bueno (trainees Setades)

 

Celebração

A data comemorativa foi instituída em 2017, pela United Nations, com o objetivo de celebrar a criatividade em todo o mundo. Em 2018, Lucas Foster ativou, através do ProjectHub e do LabCriativo, 13 cidades brasileiras para celebrarem a criatividade através de várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, em todo o território nacional. Neste ano, o dia foi comemorado em 53 cidades no mundo, incluindo Vitória.

Para saber mais sobre os eventos e ações do LAB.ges, acesse o site labges.es.gov.br, curta a página facebook.com/labges e siga no instagram @labges.