Laboratório de inovação em Governo é tema de workshop

21/11/2017 12h04 - Atualizado em 14/05/2018 16h09

A criação e a operação de laboratórios de inovação em governo estão sendo temas debatidos durante um workshop promovido, nesta semana, pelo Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

O objetivo é capacitar profissionais do Governo do Estado e parceiros para a elaboração, planejamento e atuação nesses novos ambientes multidisciplinares de inovação, cobrindo os principais aspectos de concepção espacial e de conteúdo, gestão e metodologias necessárias ao sucesso do laboratório.

A ação é comandada pelos profissionais André Tamura e Ana Camerado, da empresa de treinamento WeGov. A proposta é que, além dessa discussão sobre o assunto central do curso, os cursistas também possam conhecer experiências exitosas em outros espaços e estados, assim como colocar parte do conhecimento em prática por meio da metodologia “aprender fazendo”.

Essa é mais uma iniciativa do LAB.ges, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), cujo objetivo é fomentar, desenvolver e fortalecer a cultura de inovação no serviço público capixaba. De acordo com a subsecretária de Inovação na Gestão da Seger, Marília de Assis, essa tarefa requer um trabalho coletivo.

“Estamos com uma turma diversificada, heterogênea, pois queremos que essa oportunidade de aprendizagem fosse vivenciada também por outras áreas, outros órgãos do Governo e outros laboratórios. Quanto mais somarmos experiências, mais conseguiremos avançar nessa missão de fazer acontecer a inovação de fato”, disse.

Outro passo que vem sendo dado nesse processo é o de capacitação dos servidores. Recentemente a Esesp lançou sua nova Trilha de Inovação, formada por cursos e outros eventos educacionais que podem auxiliar os servidores a se apropriarem do tema e levar esse aprendizado para o dia a dia de trabalho.

Para a diretora técnica da Esesp Sylvana Torres, é fundamental essa mudança de comportamento encontre abrigo no espaço de aprendizagem governamental que é a Escola de Governo. “A nossa sala de aula precisa ser um ambiente que provoque e dissemine essa cultura e que dê subsídio para que a inovação aconteça em todos os espaços”, completou.

LAB.ges

O Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) foi instituído por meio da portaria Seger nº 06-R, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo do dia 22 de agosto deste ano. Entende-se como Laboratório de Inovação o ambiente que engloba espaços físicos, ambientes conceituais e virtuais, equipe, metodologias experimentais e não usuais para o estudo e solução de problemas a partir de práticas inovadoras na gestão.

Entre os seus objetivos está: identificar, desenvolver, implementar, apoiar, reconhecer e multiplicar de iniciativas inovadoras de forma articulada; articular esforços e estimular a formação de parcerias para potencializar tais iniciativas; criar de soluções para desafios específicos do Governo; e promover o alinhamento das ações de capacitação de servidores nessa temática.