Projetos vencedores do Inoves participam de oficina sobre Scrum e Kanban

16/05/2019 00h01 - Atualizado em 20/05/2019 11h24

Membros de sete equipes vencedoras da edição 2018 do Prêmio Inoves participaram de uma oficina sobre duas metodologias ágeis focadas na gestão, planejamento, execução e acompanhamento de projetos: Scrum e Kanban. A capacitação foi realizada nessa quinta-feira (16), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O encontro foi dividido em dois períodos. Durante a manhã, cerca de 30 participantes puderam conhecer melhor o Scrum, técnica que revolucionou o desenvolvimento de softwares e que pode ser aplicada no gerenciamento ágil de projetos para garantir melhores retornos e ganhos com menos riscos e no menor tempo possível.

Entre os benefícios dessa metodologia está a divisão de funções entre os agentes envolvidos no processo, maior autonomia da equipe (team) responsável pela execução das tarefas a serem desenvolvidas, assim como a realização de entregas e testes por etapas (sprints).

De acordo com o docente da oficina, Rodrigo Zambon, essa possibilidade permite um melhor acompanhamento das fases do projeto e redução de custos. “Ao final de cada sprint podemos apresentar o produto para o cliente e receber dele o retorno necessário. Quanto mais rápido o feedback for coletado, menos riscos teremos” disse.

Já no período da tarde, os servidores puderam conhecer e experimentar o Kanban, uma ferramenta que auxilia a monitorar o andamento das atividades a partir do uso de um painel. Com ela, é possível identificar os pontos que necessitam de mais atenção e reduzir o tempo que uma tarefa leva para ser concluída.

Aceleração

Essa capacitação integra uma das fases do Prêmio Inoves baseada no conceito de “Aceleração”, que pressupõe levar um projeto de um ponto A (situação atual) a um ponto B (situação desejada). Não necessariamente, o ponto B é o objetivo final do projeto, pois depende do estágio de desenvolvimento em que se encontra a iniciativa.

Nesta etapa, as equipes vencedoras têm acesso a abordagens, metodologias e ferramentas utilizadas em ambientes de inovação. Além dessa, fazem parte da aceleração as ofertas de oficinas de Canvas de projeto, Design Thinking e Pitch. A carga horária mínima das equipes é de 100 horas de capacitação.

Mais informações sobre a jornada de aceleração dos projetos podem ser encontradas no link inoves.es.gov.br/aceleracao-inoves.

Texto: Renan Chagas

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

3636-6720 / 3636-6719