Regulamento do Prêmio Inoves ganha nova versão com linguagem simples e objetiva

21/03/2022 12h47

Os servidores públicos capixabas contarão com um regulamento mais acessível e de fácil compreensão para se inscrever no Prêmio Inoves deste ano. O documento ganhou uma nova versão, após passar pela Oficina de Simplificação de Editais, promovida pelo Laboratório de Inovação (LAB.ges), da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Durante o processo de redesenho do edital, servidores e trainees da Seger e também da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), parceira do Prêmio, foram capacitados para a elaboração de textos e materiais adequados aos leitores de diferentes públicos. Nos encontros teórico-práticos, foram abordados os temas legibilidade, apreensibilidade e inteligibilidade, além de propostas de tarefas de escrita e de reescrita, considerando os leitores reais.

“O foco da oficina foi trabalhar para a reformulação do edital do Inoves, visando melhorar a experiência dos servidores com o prêmio, desde a inscrição. Além de um regulamento mais simples e acessível, estamos concretizando uma metodologia replicável para a simplificação de editais. Pretendemos aplicá-la em outras secretarias e órgãos do Estado e, assim, disseminar a linguagem simples como uma forma efetiva de aproximar o Governo das pessoas”, destacou a gerente de Inovação na Gestão, Nara Caliman.

A oficina recebeu investimentos provenientes do edital da Fapes e contou com a participação das professoras e linguistas Maria José Finatto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Aline Evers, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O novo regulamento do Inoves deverá ser publicado em abril, mês previsto para a abertura do Ciclo 2022 do prêmio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br