LAB.ges realiza encontros sobre ferramenta que auxilia servidores em tomadas de decisões

26/02/2019 18h00 - Atualizado em 27/02/2019 13h47

A Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) realizou, nesta terça-feira (26/02), mais uma edição do “Mão na Massa”, oficina que teve como tema “Power BI: Transformando Dados em Inteligência”.

As vagas se esgotaram em poucos minutos de inscrição, o que gerou uma edição extra do evento a ser realizada na próxima quinta-feira (28/02), com vagas também esgotadas. O encontro aconteceu no Epicentro, iniciativa com apoio da SEGER/LAB.ges, localizado no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Os participantes terão direito a um certificado de participação com carga horária de três horas.

A secretária da Seger, Lenise Loureiro, destaca que atividades que incentivem os servidores a buscarem novas ferramentas de trabalho serão promovidas constantemente pela secretaria. “A política de inovação é o norte de nossa gestão. É importante para o servidor conhecer metodologias inovadoras que possam otimizar o seu trabalho, agilizando os processos que resultam em serviços e entregas ao cidadão”, afirmou.

De acordo com o subsecretário de Inovação, Marcelo Calmon, “o encontro discutiu a importância da inteligência de dados, a estruturação do banco de dados e lições básicas para utilizar a ferramenta Power BI. Além disso, fizemos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, dando agilidade nas tomadas de decisão”, disse.

Inteligência de negócios

Business Intelligence (BI), tema do encontro, é um conceito da década de 90 que se refere a processos de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de informações que auxiliam a transformação dos dados brutos em informações significativas, contribuindo para a tomada de decisão. O Power BI é uma ferramenta digital que pode auxiliar os servidores, oferecendo dados e subsidiando respostas.

O facilitador do encontro, Vitor Bobbio, é formado em Engenharia de Produção pela UFES, com graduação “sanduíche” na Alemanha. Fez estágio em desenvolvimento de produtos e utilizou ferramentas de BI para projetar cenários e analisar dados, desenvolvendo estudos de viabilidade econômica e financeira para diversos clientes no Estado. Atualmente, atua com analista de projetos no ES em Ação, é membro do Instituto Líderes do Amanhã e também  Embaixador Politize!.

Mão na Massa

O Mão na Massa traz oficinas de curta duração para apresentação de métodos e ferramentas inovadores, facilitadas por membros da equipe do LAB.ges e por parceiros. As oficinas buscam proporcionar uma “degustação” de novas ferramentas, facilitando a visualização de sua aplicação e encorajando seu uso.

Para saber mais sobre os eventos e ações do LAB.ges, acesse o site labges.es.gov.br, curta a página facebook.com/labges e siga no instagram @labges.