A Aceleradora de Iniciativas Públicas é um Programa que impulsiona os projetos vencedores do Prêmio Inoves. Muito além do que o recurso financeiro, a Aceleradora, como é chamada, é uma oportunidade de desenvolvimento de competências das equipes em abordagens, metodologias e ferramentas nascidas nos ambientes de inovação.

Público-alvo:

A primeira Aceleradora de Iniciativas Públicas do país é um Programa do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) que impulsiona os projetos vencedores do Prêmio Inoves. 

O termo acelerar é muito utilizado no setor privado, mais precisamente no segmento de empreendedorismo e startups. Acelerar uma iniciativa consiste na participação da equipe envolvida em um programa de curta duração onde são aplicadas metodologias de gestão e desenvolvimento, testadas e validadas, utilizadas por empreendedores e inovadores do mundo todo. 

Os projetos participantes são capacitados e fazem um plano estruturado de trabalho focando no objetivo a ser alcançado. Pressupõe então levar um projeto de um ponto A (situação atual) a um ponto B (situação desejada). Não necessariamente, o ponto B é o objetivo final do projeto, pois depende do estágio de desenvolvimento em que se encontra a iniciativa.

A aceleração das iniciativas tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.  Ela tem início com a apresentação do programa aos vencedores do Prêmio Inoves, uma fase de planejamento, e uma fase de execução, com outras etapas além das capacitações. Esse planejamento é essencial, pois o valor do recurso não cobre todas as necessidades das iniciativas. É necessário, portanto, escolher parte ou partes dos projetos a serem aceleradas usando o recurso financeiro, priorizando as que tenham maior potencial de alavancagem, inovação e relevância. Após o planejamento, o recurso é disponibilizado e a execução da aceleração tem início.

 

Mais que a disponibilização do recurso financeiro, a aceleração foi planejada para ser uma oportunidade de desenvolvimento de competências dos integrantes das equipes em abordagens, metodologias e ferramentas nascidas nos ambientes de inovação. Dentre as ofertas estão oficinas de Canvas de projeto, Scrum, Kanban, Design Thinking e Pitch. 

Outro grande ponto positivo da Aceleração é a articulação de atores e recursos não financeiros. O ambiente de colaboração e as conexões promovidas com mentores voluntários, atores do ecossistema de inovação, academia e entes governamentais ampliam os horizontes de soluções e tecnologias maximizando os recursos pelo compartilhamento, pela troca de informações e pelo aprendizado gerado por experimentação, erros e lições aprendidas, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e das ações de cada projeto.

Para além do apoio técnico, a aceleração ainda amplia a visibilidade do projeto em seu próprio Órgão, contribuindo para a robustez da iniciativa. Analisando o processo de tomada de decisão dos gestores pela perspectiva da escassez de recursos e da consequente priorização de ações, é notório que projetos com boa gestão de recursos e mensuração de resultados têm mais chances de receber novos aportes financeiros para sua implementação e escalabilidade.

Por fim, a aceleração é muito mais do que o recurso financeiro do Prêmio: ela otimiza recursos, agiliza e mede entregas e resultados do projeto, promove novas conexões e desenvolve competências nas equipes aceleradas, além de estimular valores de colaboração, cocriação, empatia e aprendizado pela experimentação, fundamentais para inovar em qualquer contexto.