Governo do Estado e ABStartups lançam playbook sobre parceria entre startups e poder público

31/08/2021 18h10 - Atualizado em 07/01/2022 13h56

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) lançaram, nesta terça-feira (31), o playbook “Como Startups e Governos podem trabalhar juntos?”. O guia que expõe aprendizados, desafios, casos de sucesso e dicas práticas sobre a parceria entre o ecossistema de inovação e o poder público. O download pode ser feito gratuitamente pelo link www.bit.ly/playbook_startupsegoverno

Dentre os assuntos abordados no material está o Pitch Gov, uma iniciativa da ABStartups que incentiva a conexão entre governos e empresas de base tecnológica. Em parceria com o poder público, o processo começa com a elaboração e a divulgação dos desafios que a Administração Pública tem e espera que as startups possam ajudar. Assim, as interessadas se inscrevem e a associação realiza uma criteriosa avaliação, na qual são selecionadas as candidatas com maior capacidade de otimizar operações e solucionar as dificuldades enfrentadas pelo governo.

Para o diretor executivo da ABStartups, José Muritiba, a inovação já é uma realidade da economia nacional e a gestão pública é um importante agente no fomento ao desenvolvimento de novas startups e do ecossistema existente: “Só nos primeiros meses de 2021, as startups receberam mais investimentos do que em 2020 inteiro, isso mostra o quanto o potencial das startups está cada vez mais evidente aos olhos dos investidores e, agora, também do poder público”, aponta Muritiba. 

No Espírito Santo, essa parceria entre o Governo do Estado e startups vem sendo promovida pelo Pitch Gov.ES. O programa movimentou mais de 400 startups de todo o País para solucionar 16 desafios dos órgãos do Estado. “Esperamos que o programa fomente uma mudança na cultura dos órgãos e entidades do Estado, melhorando a oferta e a eficiência dos serviços públicos por meio da incorporação de novas tecnologias”, destacou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon. 

Nessa edição, 15 startups foram selecionadas e já estão trabalhando em conjunto com os órgãos no planejamento dos testes das soluções. Cada uma delas poderá receber até R$ 30 mil para a realização dos testes, que ocorrem por um período de seis a 12 meses. Para conferir mais informações, acesse www.labges.es.gov.br/pitchgoves. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br