Boletim informativo
Boas-vindas!
Bora bater um papo sobre os temas em alta na inovação no setor público?
Pode ir pegando o seu cafezinho aí ☕ – a gente te espera – porque o assunto é:
Inteligência Artificial (IA).
A GENTE SABE O QUE VOCÊ FEZ NA TREND PASSADA… 👀
(E tudo bem, a gente também fez 🤣 )
Nas últimas semanas, bombaram nas redes sociais imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) que recriavam o icônico estilo das animações japonesas do Studio Ghibli.
Polêmicas à parte, o uso da IA tem feito parte da rotina de trabalho de muitas pessoas servidoras públicas. Mas será que fazemos isso de maneira segura e responsável?
Confira o conteúdo que preparamos para você!
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO SERVIÇO PÚBLICO
O uso da ferramenta no Governo do Espírito Santo tem se somado a um conjunto de ações de transformação digital para a melhoria dos serviços prestados à população capixaba. Mas é preciso usar com responsabilidade, diz especialista no tema.
Certamente siglas como TR, ETP e DFD * já são comuns na sua rotina de trabalho, né? Pois saiba que agora você vai aderir - se é que já não adere - a mais uma nova companheira de vocabulário: estamos falando da IA (Inteligência Artificial).
E olha, isso não é só a gente que acha, tá? De acordo com o último relatório da MergerTech , publicado em fevereiro deste ano, a Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa no cenário de transformação digital dos governos e é agora o eixo central da inovação no setor público.
Tá por fora desse assunto? Calma, a gente te explica!
*para quem não se lembra, as siglas se referem a: Termo de Referência (TR), Estudo Preliminar (ETP) e Documento de Formalização da Demanda (DFD).
Juntando lé com cré:
Inteligência artificial, Studio Ghibli e serviço público?
🤔
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que possibilita a computadores e dispositivos digitais realizarem tarefas comuns ao nosso cotidiano, tais como: organizar uma base de dados, ler, criar - e mais um monte de outras atividades que simulam a capacidade humana da resolução de problemas e tomadas de decisão.
Tudo isso acontece de modo automatizado e em uma pequena fração de segundos - às vezes todas elas juntas, simultaneamente. Uma das ferramentas mais conhecidas para exercer essas atividades é o ChatGPT. A aplicação foi desenvolvida pela OpenAI, empresa sediada no famoso berço das empresas de tecnologia no mundo: o Vale do Silício (EUA).
Foi nesse “caldo tecnológico” que aconteceu a mistura do Brasil com o Japão (a gente sabe que você cantou daí também 🤣) na internet brasileira nas últimas semanas. É que após o lançamento da nova ferramenta de geração de imagens do ChatGPT, usuários de todo país recriaram fotos utilizando os traços marcantes das animações japonesas do Studio Ghibli. O que começou como uma simples brincadeirinha, acabou levantando um debate em torno do uso responsável e ético da IA.
E o que serviço público tem a ver com essa miscelânia de Studio Ghibli e ChatGPT, você deve estar pensando… TUDO!!
É que a gente sabe que você pede uma ajudinha do ChatGPT para fazer aquele TR, né? (e tudo bem, não há problema nisso, viu?).
A questão é que, assim como na trend, o uso da IA, principalmente no serviço público, precisa ser feito de modo ético e responsável. Aqui no LAB.ges, por exemplo, já tínhamos iniciado esse debate – antes mesmo de virar modinha 😎 – na última palestra do Futuro.Gov, realizada no dia 27 de março, no HubES+.
E, claro, aproveitamos a facilitação do servidor público Eduardo Pinheiro, especialista em IA, para sabermos mais sobre o assunto.
let mensagem = "Inteligência Artificial no serviço público: Inovação de forma ética, segura e responsável";
console.log(mensagem);
Na palestra do Futuro.Gov “Inteligência Artificial na Gestão Pública: Inovação de forma ética, segura e responsável” perguntamos ao facilitador Eduardo Pinheiro sobre os motivos da IA ter tomado o cotidiano de tantas pessoas servidoras públicas, principalmente este ano.
“Embora exista há mais de 20 anos, somente agora a IA tem se tornado mais acessível para o público em geral. Ela fala a linguagem natural, ela é intuitiva e muito fácil de utilizar. Mas, quando a gente fala de usar no serviço público, é preciso ter cautelas. Precisamos levar em consideração que pode haver um viés associado, que veio de um país diferente, uma cultura diferente. E ele pode até mesmo reforçar preconceitos”, comenta.

Para o especialista, uma das formas de não cair no “canto da IA”, é sempre revisar o conteúdo gerado , checando se não há informações que possam ser ofensivas ou sensíveis, principalmente por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A dica que eu dou para os servidores que já utilizam a IA no dia a dia é buscar mais informações relacionados à segurança dessas tecnologias. Buscar no seu respectivo órgão se já existe alguma regulamentação do uso dessa tecnologia. É importante que o setor de Tecnologia da Informação (TI) saiba o que você está utilizando e se existe alguma vulnerabilidade nessa ferramenta, para que isso não gere problemas tanto para o órgão quanto para a pessoa que a usa”, destaca.
Eduardo Pinheiro reforçou que apesar dos cuidados, o uso da tecnologia no serviço público é mais benéfico do que prejudicial. “A IA é uma importante aliada do servidor público e fundamental nesse atual processo de inovação e transformação digital que o governo está passando. Só é preciso utilizar isso de forma ética, segura e responsável”.
Pode anotar aí : IA vai ser umas das siglas mais faladas e ouvidas por você este ano!
CAIXA DE FERRAMENTAS 🔧
Separamos para você alguns guias e manuais para usar a Inteligência Artificial no serviço público de modo ético, seguro e responsável:

Cartilha: IA Generativa no serviço público
O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou este ano um guia com orientações para usar a IA de modo responsável e diminuindo os riscos.

Dicas de Prompts (comandos)
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) elaborou um vídeo dando dicas de prompts (comandos) que ajudam a produzir conteúdo, revisá-los, resumi-los.
HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO
Conheça a história de inovação da servidora da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e descubra como ela e sua equipe usaram a coragem e o coração para inovar no serviço público.

Conheço e admiro o LAB.ges desde antes de atuar na Seger. Mesmo atuando em outros órgãos do GovernoES, já me inspirava a proposta de um laboratório que pensa o serviço público com criatividade, diversidade e inovação. Antes, eu via a inovação como algo relevante, mas abstrato e distante da minha realidade como servidora pública. Sabia que era importante, mas não conseguia enxergar como ela se conectava com meu trabalho diário.
Meu primeiro contato direto com o LAB.ges foi como avaliadora do Prêmio Inoves, em 2022 ou 2023. A experiência de conhecer tantos projetos inovadores me revelou o quanto de criatividade e valor existe no serviço público.
Essa mudança de olhar me fortaleceu a atuar com mais propósito, entendendo que inovação não está apenas nas grandes tecnologias, mas também nas pequenas mudanças que promovem bem-estar e novas formas de se relacionar no serviço público.
Em 2023, participei do HubGov ES – iniciativa do LAB.ges – com uma equipe da Seger para enfrentar o desafio de usar a Comunicação Consciente no combate ao assédio. A troca com outros servidores foi rica e resultou na criação de uma pesquisa de clima organizacional. Essa experiência reforçou que inovar também é cuidar das relações e das pessoas no serviço público.
Em 2024, participei do Ciclo de Formação de Gestão de Redes e Stakeholders – outra iniciativa do LAB.ges. A vivência foi profunda e nos trouxe metodologias valiosas para fortalecer a gestão da Rede QualividaES. Como resultado, elaboramos a minuta do decreto QualividaES e avançamos, aplicando práticas inovadoras e focadas em resultados concretos.
Nossa parceria com o LAB.ges segue firme, com entregas programadas para 2025, consolidando o trabalho realizado até aqui. Juntos, continuaremos a inovar, com coragem e coração, por um serviço público cada vez mais transformador.
👉 Também quer contar a sua história de inovação? Escreva para a gente no e-mail: labges@seger.es.gov.br
ACONTECE NO LAB
O famoso giro de notícias sobre o que estamos fazendo no LAB.ges

LAB.ges/Seger é finalista do 1º Prêmio de Melhores Práticas de Comunicação Pública Capixaba
O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), em parceria com o Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES). O LAB.ges concorre na categoria "Melhor Estratégia de Comunicação Interna", com o projeto “Comunidade de Pessoas Inovadoras – A estratégia de comunicação interna do Laboratório de Inovação na Gestão para o Prêmio Inoves 2024”.

LAB.ges/Seger certifica primeira turma de "Embaixadores da Inovação" do programa StartupES
As 29 pessoas certificadas terão o papel de implementar em seus órgãos as soluções contratadas por meio da Lei Estadual 929/2019 e do Marco Legal das Startups.
VALE A PENA VER DE NOVO
Notícias “requentadas” do universo da inovação no setor público

FORMAÇÕES
Trilha de Inovação: Futuro.Gov “Scrum para alavancar o seu projeto”
A metodologia ágil do "Scrum" será o tema deste mês no Mão na Massa. A ferramenta será abordada na prática com o servidor da Seger, Rodrigo Zambon.
Participe e impulsione seu projeto com inovação!
🗓️ Data: 20/05/2025
⏰ Horário: 14:00
📍 Local: Epicentro, Bandes
Endereço: Av. Princesa Isabel, 54 - 1º andar - Centro, Vitória - ES.

Trilha de Inovação: Futuro.Gov “Scrum para alavancar o seu projeto”
A metodologia ágil do "Scrum" será o tema deste mês no Mão na Massa. A ferramenta será abordada na prática com o servidor da Seger, Rodrigo Zambon.
Participe e impulsione seu projeto com inovação!
🗓️ Data: 20/05/2025
⏰ Horário: 14:00
📍 Local: Epicentro, Bandes
Endereço: Av. Princesa Isabel, 54 - 1º andar - Centro, Vitória - ES.

RECORDAR É VIVER
Ainda no mundo da IA…
Em 2024, dos 280 projetos inscritos no Prêmio Inoves, 36 utilizaram a IA como ferramenta para inovação. Bora relembrar alguns dos vencedores?
Na categoria “Projetos em Desenvolvimento”, do Executivo Estadual, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) venceu com o projeto “Inova.AI”, que promove soluções utilizando o low-code com a formação de estagiários.

A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) também levou o prêmio com um projeto que utiliza IA. Estamos falando da iniciativa “Inovação na Escola de Contas Públicas: criando curso autoinstrucional com IA e metodologia ágil (SAM)”, que levou o troféu de “Projetos em Desenvolvimento” na esfera de Outros Entes.
Quer conhecer os outros vencedores do Prêmio Inoves? Clique no botão abaixo e confira a lista completa!
É hora de dar tchau 👋
Este é o primeiro boletim informativo do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (SEGER).
Por aqui, vamos conversar sobre as últimas notícias do universo da inovação no setor público. Você também vai encontrar uma curadoria de oportunidades, cursos e dicas de ferramentas úteis para o seu dia a dia no trabalho. E, claro, não vão faltar novidades sobre o que andamos fazendo aqui no LAB!
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Ah, pode deixar que a gente não vai lotar sua caixa de e-mail, tá?
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Quer sugerir algum assunto para abordarmos?
Manda um e-mail para a gente no: labges@seger.es.gov.br
Vamos amar saber a sua opinião!
