Boletim informativo 4

Boas-vindas!

Desta vez, nossa conversa vai ser emocionante e, claro: cheia de inovação

no serviço público. Então, já pode ir pegando o lencinho aí🥹 - a gente te

espera - porque o assunto é: aniversário de 8 anos do LAB.ges!

Parabéns para a gente!🎂

8 anos de LAB.ges!🎉

No boletim informativo deste mês, você vai saber: o que é um laboratório de inovação no governoo que faz; onde vive; o que come🤣 e mais um monte de bastidores e novidades sobre o LAB.ges!

Tudo isso porque estamos completando, no próximo dia 21 de agosto, 8 anos de existência! Para comemorar a data, abrimos o nosso baú de memórias e vamos contar especialmente para você como foi nossa trajetória, as dificuldades que enfrentamos no caminho (e foram muitas), nossos planos para o futuro e apresentar o mais novo integrante do LAB.ges.

Quer saber quem é?

Confira o conteúdo que preparamos para você!

Uma explosão de cores na Seger

Como o LAB.ges surgiu

O termo “laboratório” remonta aos séculos 18 e 19, quando profissionais da área de Ciências Naturais criavam espaços controlados para realização de experiências e avaliação de novas ideias.

No nosso caso, a lógica é bem parecida: Laboratórios de Inovação em governo são ambientes estruturados com equipes voltadas a estimular a criatividade, experimentação e colaboração para melhorar os serviços públicos e lidar com problemas complexos.

E por falar em espaço…Quando surgimos não tínhamos ainda todos os recursos de hoje, mas já carregávamos uma identidade marcante: o colorido. Esse visual não é apenas estético, ele simboliza a criatividade, a abertura para experimentar e a liberdade para errar e acertar.

Desde 2017, quando formalizamos o laboratório dentro da Subsecretaria de Inovação na Gestão (Subges), na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), nossa missão sempre foi criar um espaço diferente do “bate carimbo” do dia a dia, convidando as pessoas servidoras a pensar soluções fora da rotina de paredes cinzas.

Você Sabia?

De acordo com o levantamento “Laboratórios de Inovação no Setor Público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais” , realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), dos 31 laboratórios no país, fomos o segundo a ser fundado!

Nem tu do s ão co res

Desafios de implementação do LAB.ges

A nossa história também tem seus desafios — e eles começaram cedo. Para comprar simples post-its e canetinhas coloridas, por exemplo, esperamos oito meses! Muitos não entendiam por que precisávamos de mais do que a cor amarela, mas, para nós, as cores eram parte da essência de um laboratório: um convite visual à inovação. Superar essas barreiras iniciais nos ensinou a insistir naquilo em que acreditamos. Aos poucos, conquistamos aliados, nos conectamos com outras secretarias e mostramos, na prática, que inovação não é “papo furado”: é transformar processos e gerar valor público.

Foi com esse espírito que, em 2018, promovemos o “Tsunami de Design Thinking”, uma proposta ousada de formar toda a Seger - e quando falamos toda, é toda mesmo! - para incorporar a ferramenta no dia a dia do trabalho.

Desde o começo, tivemos quem acreditasse no LAB.ges antes mesmo de ver resultados. Uma dessas pioneiras viveu sua primeira Solucionática, uma de nossas iniciativas, e transformou a forma como trabalha. Você vai conhecer sua história a seguir, no “Histórias de Inovação”.

HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO


Conheça a história de inovação da subsecretaria de ações Socioeconômicas e Participação Social na Secretaria de Estado de Recuperação do rio Doce (SUBASP-SERD), Margareth Batista e saiba como ela e sua equipe contribuíram nas políticas públicas de reparo dos danos causados pelo romprimento da barragem da Samarco, em 2015.

Conheci o LAB.ges em 2017, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvoldimento Social do Governo (SETADES). Naquele momemento cada órgão do governo atuando isoladamente no âmbito do sistema de gestão criado para repararos danos do desastre da SAMARCO ocorrido em Mariana em novembro de 2015.

Era necessário organizar a compreensão dos gestores e técnicos do governo do ES quanto aos impactos do desastre da SAMARCO no território capixaba. Como foram múltiplos impactos, várias áreas de conhecimento precisavam ser articuladas.

Nesse contexto, foi fundamental a Solucionática trazer o pensamento sistêmico para que os 15 órgãos e 35 técnico se gestores, envolvidos na oficina coordenada pelo LAB.ges, conseguissem deixar de ver as partes para verem o todo e seus inter-relacionamentos.

Depois de quase 8 anos, percebemos os impactos dessa Solucionática  para os trabalhos atuais, como a  compreensão de que os aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos do desastre interagem criando um sistema com um conjunto de variáveis que se influenciam mutuamente.

Ser servidor público é se comprometer com a prestação de serviços de qualidade, praticando as políticas públicas enquanto direitos dos cidadãos, as iniciativas e metodologias do LAB.ges abre espaços para compreendermos o contexto, construirmos narrativase qualificarmos nossas ações.

Se eu pudesse resumir minha história de inovação com o LAB.ges em 4 palavras, seriam: Parceria, integração, compromisso e ética.


👉
Também quer contar a sua história de inovação? Escreva para a gente no e-mail: labges@seger.es.gov.br

Conheça o novo integrante do LAB.ges!

Em clima de festa, criamos um mascote para o LAB.ges. O problema é que ele ainda não tem nome e precisamos da sua ajuda para escolher. Para você conhecer ele melhor, fizemos um “de frente com o mascote”, um bate-bola, jogo rápido:

Uma cor: roxo.

Uma palavra: cocriação

Um objeto: post-it

Um objetivo: ajudar cada pessoa servidora a encontrar seu potencial inovador e ter autonomia para levar a inovação adiante.

Uma comida: bolo!

Inovação na gestão pública é: transformar o 'sempre foi assim' pelo 'e se a gente tentasse fazer melhor, mas com impacto'!

Mascote do LAB.ges

Por onde anda? 🔎

Nesta edição, acompanhamos a trajetória do projeto de criação de um canil e gatil em estabelecimentos penais, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) durante o Ciclo de Soluções em Governo 2024. A iniciativa nasceu para mitigar os maus-tratos a animais e envolver reeducandos em atividades que oferecem capacitação e oportunidade de profissão.

Poucos meses após o Ciclo, a Seama firmou parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Prefeitura de Viana para construir o primeiro canil e gatil municipal do Estado. Segundo o analista executivo da Seama, Miguel Dumer, a obra será a maior do gênero no país.

De acordo com Miguel, as mentorias do “Hub.gov” foram essenciais para refinar a refinar o projeto e articular essas parcerias. Ele também destacou os benefícios do projeto para todas as pessoas envolvidas.

“Para os reeducandos, os efeitos incluem o cumprimento da pena com o exercício de trabalho técnico, educativo e produtivo, com perspectiva de uma futura profissão. Para os animais, há o resguardo da vida,alimentação, saúde, meio ambiente equilibrado e oferta de adoção pela população” ressalta.

O projeto de um canil de gatil nos presídios do Espírito Santo foi desenvolvido no Ciclo de Soluções em Governo, uma das iniciativas do LAB.ges. Se você se interessou e quer saber mais sobre o projeto, basta entrar em contato com o setor de Bem Estar Animal da SEAMA por meio do telefone: 27 98821-5480.

Entrevista com especialistas

LAB.ges e o legado de inovação no setor público capixaba

Para marcar o aniversário do LAB.ges, conversamos com Nara Caliman, gerente de Inovação na Gestão. Ela relembrou como a cocriação e a experimentação foram essenciais no início, mas destacou que o grande salto veio com as pessoas que acreditaram primeiro no laboratório.

“Nós começamos a ter muitos parceiros, muitas pessoas que embarcaram com a gente em um momento que não tínhamos tanta credibilidade. E nem sempre dava certo, mas o processo era rico. Nós nos formávamos enquanto fazíamos e isso gerava valor público. Então, trabalhar com esses adeptos iniciais e com uma equipe, ainda que reduzida, foi fundamental  no início quando tudo era mato”, lembra.

Alerta de invasão na entrevista🚨

 Abrimos espaço para quem ajudou a construir o LAB.ges desde o começo, quando tudo era mato. Confira as histórias e lembranças divertidas se inspire a inovar!

Murilo Birchler

Minha história no LAB.ges começa em um canteiro de obras, no horário de almoço, sendo entrevistado ao som de britadeiras. E deu certo.

Levo comigo mais do que técnica: levo os valores e a certeza de que o LAB.ges foi a base que me permitiu chegar onde cheguei. Que siga fazendo o que faz de melhor: ser lar de ideias, afeto e transformação. Que nunca perca sua natureza de reunir pessoas para fazer melhor, para fazer sentido.

Mariana Sales

Atuei no LAB.ges em 2019 como trainee de inovação, facilitando oficinas de design thinking com gestores públicos, fortalecendo o programa de trainee e articulando diálogos com diferentes órgãos do estado.

O LAB.ges é mais do que um laboratório: é plataforma, é política pública viva, é indutor de mudança. Que os próximos anos mantenham essa potência transformadora e inspirem a construir um Estado mais inovador, diverso e próximo das pessoas.


Rafael Kaiser

Trabalhei por 10 anos na Seger, onde tive o privilégio de participar diretamente da criação do LAB.ges. Estive envolvido em diversas ações de comunicação, desde a criação do nome e identidade visual do LAB, até gestão de mídias, etc.

O LAB me fez crescer muito profissionalmente. Tanto que me formei em Publicidade pela UFES, ainda trabalhando lá. Produzimos tanta coisa, que me encontrei no Motion Design, área que trabalho hoje. Espero que o LAB.ges siga sendo esse espaço vivo de escuta, criação e transformação. Inovar no serviço público é cuidar de pessoas e o LAB.ges faz isso com maestria de forma colaborativa e com propósito.

Segundo Nara, o LAB.ges vive hoje uma nova fase: com mais maturidade, mas sempre aberto sempre aberto a se reinventar.

“Eu acho que hoje estamos em uma maturidade, mas uma maturidade descolada. Ao mesmo tempo que vemos algumas ações já consiladadas e temos legitimidade dentro e fora do governo, também não somos imutavéis; a gente quer e gosta de se adaptar a cada contexto. Muito por isso, conseguimos trazer tendências e influenciar o ambiente. E os  servidores notam isso, veem que o LAB gera valor público”, explica.

Como você percebeu, nossa jornada nem sempre foi colorida, mas sempre tivemos com quem contar. E você também tem: o LAB.ges está aqui, disponível para te apoiar nos problemas aí do seu setor e para trazer provocações e reflexões que não são habituais à sua rotina.

Bora embarcar nessa com a gente?
Saiba mais sobre como isso é possível conheçendo nossas iniciativas.

Gostou dessa edição?

Quer sugerir algum assunto para abordarmos?

Manda um e-mail para a gente no: labges@seger.es.gov.br

Imagem




Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente!

+55 (27) 3636 - 5276

Imagem inferior

Copyright (C) 2025.

Todos os direitos reservados.

Quer continuar recebendo nossos emails?

Você pode alterar suas preferências ou cancelar aqui.

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO

Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos - SEGER

Governo do Estado de Espírito Santo