Boletim informativo 8

Boas-vindas!
Bora bater um papo sobre os temas em alta sobre inovação no setor público?
Pode ir pegando o seu cafezinho aí ☕ – a gente te espera – porque o assunto é:
Resoluções de Ano Novo: entre o planejamento e a realidade.

2026 chegou: e com ele,
✨As Resoluções de Ano Novo!✨
Todo começo de ano vem acompanhado daquele combo clássico de resoluções: mais foco e organização, entrar na academia, parar de procrastinar, aprender um novo idioma, começar a investir, basicamentequeremos renascer a partir do dia 1º de janeiro..

Em 2023, o aplicativo de exercícios, Strava, coletou dados de seus usuários e identificou um padrão que a maioria das pessoas que começaram a se exercitar para o Ano Novo desistiu por volta do dia 19 de janeiro, que ficou conhecido mundialmente como “Quitter’s Day” (Dia da Desistência). Se você já está irritado porque sua academia em janeiro está lotada, não se preocupe que em breve ela vai esvaziar. 🤫
Piadinhas à parte, você sabe por que as resoluções de ano novo quase sempre falham?
Sim, a ciência já investigou isso e a conclusão é relativamente simples: as metas que colocamos geralmente são grandes demais, muito genéricas e pouco conectadas com a nossa rotina real:
- Metas vagas:quando pensamos “vou ser mais produtivo” não define exatamente o que você fará, ficando difícil praticar isso no dia a dia.
- Mudanças muito radicais de uma vez só: ao invés de quebrar as metas em pequenas mudanças menores, queremos chegar na reta final, sem pensar nos hábitos que devem ser construídos até essa linha de chegada.
- Expectativa de perfeição: quem nunca viveu o clássico de querer aprender uma nova habilidade, como fazer uma aula de forró, e percebeu que não dançou tão bem assim? Ficar “expert” em uma coisa leva tempo e dedicação, errar muito até acertar, dando pouca margem para ajustes e aprendizados no meio do caminho.
Em outras palavras: planejamos como se o ano fosse perfeito, e ele (quase) nunca é.
E se, em vez disso, a gente se permitisse
testar e errar mais?

Fonte: De autoria própria.
E quando falamos de inovação, tem uma palavrinha bem conhecida que pode nos ensinar muito sobre nós mesmos e nossos hábitos: iteração. O ciclo de iteração é um processo contínuo de repetição de um conjunto de etapas (planejar, executar, revisar, adaptar) para aprimorar um produto, serviço ou processo de forma incremental, entregando valor em ciclos curtos até atingir o objetivo final. Esse ciclo é muito comum em metodologias ágeis e desenvolvimento de software para permitir flexibilidade e otimização.
E se pensarmos nas resoluções de ano novo dessa forma?
Pense nas metas como um planejamento em etapas, quebrando em atividades práticas e que possam ser inseridas na rotina e teste se funciona. Não deu certo? Revise, adapte à sua rotina e teste novamente. Nem tudo que dá certo para uma pessoa vai dar certo para todas, então esses ajustes sempre vão precisar ser feitos.

A mudança real acontece assim: um passo de cada vez.
Em 2026, que você se desafie a executar, testar se funciona, ajustar e reajustar quantas vezes forem necessárias, testar novamente e esteja aberto aos aprendizados que essa experiência vai trazer!✨
💰 E A MEGA DA VIRADA 💰
Conferimos o bilhete do bolão da firma (de novo, e de novo e mais uma vez). E confirmamos o esperado: seguimos sem ganhar. 💸

Como o prêmio bilionário ainda não veio, seguimos com o plano B: trabalhar, colaborar e pensar no que dá pra construir até o fim do ano que vem.
Sem atalhos, mas com boas ideias.
PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS!
Pense num país resiliente e não desiste das suas resoluções nunca? É o Brasil!!!!!!
Se apesar de toda a comoção, figas, rezas e mandingas não deram certo para trazer o Oscar para a atriz Fernanda Torres, por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, em 2026 a chance de um Oscar para o Brasil segue viva em nossos corações.

No dia 11 de janeiro, Wagner Moura venceu o Globo de Ouro como melhor ator pelo filme “O Agente Secreto”, que foi indicado em 4 categorias para o Oscar: melhor ator, melhor seleção de elenco, melhor filme internacional e melhor filme.

Outra grande revelação do cinema brasileiro foi Tânia Maria, de 78 anos, que em 2018 foi descoberta durante as gravações do filme “Bacurau” por Kleber Mendonça Filho. Até seus 72 anos, Tânia nunca tinha sequer assistido um filme no cinema e nesse ano já está cotada para atuar em 6 filmes, além de ter sido eleita pelo New York Times como a “melhor atriz com cigarro”.
Resoluções possíveis (e realistas) para
inovar no serviço público!
Aqui estão cinco dicas de resoluções para este ano:
- Faça perguntas melhores antes de buscar soluções;
- Escute mais e sempre (às vezes o outro te ajuda a ver um lado que você ainda não pensou antes);
- Teste novas formas de resolver um problema antigo (teste e teste, teste novamente, e mais um pouquinho…);
- Compartilhe seus aprendizados sempre que possível (inclusive os que não deram certo);
- Não desista porque as coisas não deram certo: faz parte do processo errar, ajustar, aprender e, inclusive, recomeçar.
E se você não sabe por onde começar, o LAB.ges terá diversas oportunidades em 2026 para você exercitar tudo isso!
Aproveite esse início de ano para pegar aquele projeto que você idealizou e inscrevê-lo no Prêmio Inoves 2026, participe do Ciclo de Soluções em Governo, coloque a mão na massa e desenvolva uma solução para desafios públicos ou se inscreva em uma das nossas palestras e oficinas de capacitação do Futuro.Gov!
E lembre-se: conte sempre com a gente nessa jornada de aprendizado e inovação!
Confira o depoimento de quem já
participou das nossas iniciativas:
O Ciclo de Soluções em Governo é uma ação de capacitação de pessoas servidoras na formulação de soluções para os desafios públicos focada na criação de protótipos que ofereçam uma experiência aprimorada para os usuários, tanto em produtos quanto em serviços, sejam eles digitais ou físicos.
Detox e Descomplica fizeram parte da Solucionática: oficinas de resolução de problemas reais de governo, com abordagens experimentais e colaborativas de inovação, que podem ser combinadas ou adaptadas, dependendo do desafio ou tipo de problema trabalhado.
🎇 E pra fechar com chave de ouro:
Seja qual for sua resolução para este ano: que ela caiba na rotina, aceite mudanças no caminho e permita o aprendizado.
A gente segue por aqui, fazendo o que acredita: aprendendo, ensinando, testando, ajustando e construindo inovação pública com um passo de cada vez.
Feliz 2026, com menos promessas impossíveis e mais possibilidades! ✨
ㅤㅤㅤ
É hora de dar tchau 👋
Este é o sexto boletim informativo do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (SEGER).
Por aqui, vamos conversar sobre as últimas notícias do universo da inovação no setor público. Você também vai encontrar uma curadoria de oportunidades, cursos e dicas de ferramentas úteis para o seu dia a dia no trabalho. E, claro, não vão faltar novidades sobre o que andamos fazendo aqui no LAB!
Para que você não perca nada, inscreva seu e-mail no botão abaixo e receba uma vez ao mês nosso boletim.
Ah, pode deixar que a gente não vai lotar sua caixa de e-mail, tá?
ㅤㅤㅤ
Gostou dessa edição?
Quer sugerir algum assunto para abordarmos?
Manda um e-mail para a gente no: labges@seger.es.gov.br
Ou sugira o tema no botão abaixo.



