Pílulas de Inovação

As Pílulas de Inovação são pequenos vídeos de parceiros do LAB.ges que chamam a atenção para temas de fronteira em inovação, com relevância para a gestão pública.

A gente também toma o remédio que a gente receita!

                      

André Tamura é Fundador e Diretor Executivo da WeGov e fala sobre Laboratórios de Inovação.

Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Ricardo Pandolfi é Subsecretário de Estado da Cultura e fala sobre Economia Criativa no Estado do Espírito Santo.

Gamificação é a aplicação de elementos e mecânicas de design de jogos em outros contextos, que não são jogos eletrônicos. Em ambientes empresariais pode ser utilizado para treinar e/ou motivar os funcionários. Rafael Lontra é especialista em jogos digitais e superintendente da Tec Vitória - Incubadora de Empresas do Espírito Santo e fala sobre Gamificação.

Internet das Coisas (Internet of Things) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Gilberto Sudré é professor do IFES, comentarista e articulista de Tecnologia da CBN Vitória e Rede Gazeta, consultor e pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense.

DNA da ideia propõe uma análise sobre a importância do processo de aculturação em nosso ambiente de trabalho, diante das possibilidades que a inovação pode oferecer. É um momento para analisar como surgem as ideias e, diante disso, identificar suas partes fundamentais, avaliadas sob a perspectiva da solução. Denis Ferrari é CEO da Azys Inovação e fala sobre O DNA da Ideia.

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado. Cintia Dias é publicitária, jornalista, mestre em administração e especialista em marketing e comunicação. Atualmente é gerente de marketing de uma empresa do segmento de saúde e beleza e professora da Universidade de Vila Velha.

A blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Gabriel Laender é Doutor em Direito pela Universidade de Brasília, Procurador de Estado do Espírito Santo e advogado especializado em tecnologia.

Design Thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders. Monica Renneberg é Doutorada em Engenharia e Gestão do Conhecimento e trabalhou na WeGov.

A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos, apresentar conceitos e funcionalidades do objetivo. Desta forma, podemos propor uma solução adequada para o problema do cliente, aumentando sua percepção de valor. Marcos Vinícius Forecchi Accioly é Programador Visual no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Leonardo Pereira Bastos é Mestre em Engenharia Elétrica (Automação) pela UFES CEO da Neurony, empresa que foca no desenvolvimento de equipamentos com eletrônica embarcando para diversas áreas.

Toda nova tecnologia passa por momentos de frustração e pouca adesão, mas como o tempo ela se aperfeiçoa e consegue se consolidar melhorando a vida do cidadão. Leonardo Carraretto é Fundador e Diretor Executivo na empresa WIS Educação.

Inovação Orgânica e Sistêmica uma maneira diferente de se olhar, como implementar e como executar a inovação. Essa nova visão permite que tenhamos menos falhas e que a inovação seja absorvida como cultura da empresa, fazendo com que a mesma fique menos dependente de ações externas para inovar. A ideia principal é trazer a consciência de independência e empoderamento da inovação.

Business Intelligence (BI), tema do encontro, é um conceito da década de 90 que se refere a processos de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de informações que auxiliam a transformação dos dados brutos em informações significativas, contribuindo para a tomada de decisão. O Power BI é uma ferramenta digital que pode auxiliar os servidores, oferecendo dados e subsidiando respostas. Vitor Bobbio é é formado em Engenharia de Produção pela UFES, com graduação Sanduíche na Alemanha, Técnico em Mecânica pelo IFES e analista de projetos no Espírito Santo em Ação.