O Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) do Governo do Espírito Santo que tem o objetivo de promover a inovação na gestão, transformar a cultura e desenvolver soluções para resolver desafios do governo. É um ambiente, muito além do físico, criado para estimular e desenvolver atitudes empreendedoras, bem como fomentar a utilização de métodos inovadores com o objetivo principal de melhorar processos e serviços públicos.

O LAB.ges propõe uma estrutura horizontal para estimular ideias inovadoras e vencer os bloqueios criativos. A ideia é aproximar as pessoas, gerando conexões, experimentações, aprendizagem e testagem de soluções para que elas se tornem maduras, executáveis e auto sustentáveis, gerando valor e resultados para o cidadão.

A inovação aberta também é parte de sua filosofia, que conta com a sua experiência, somada a dos seus parceiros, que geram aprendizados ao longo do tempo de atuação também compartilham das boas práticas de gestão.

1 - Acreditamos que todos os servidores são criativos, podem inovar por meio da colaboraçãococriar melhores serviços públicos a partir da empatia entendendo as dores e expectativas dos cidadãos

2 - Acreditamos que conectar pessoas por um bem comum gera microtransformações, pontos que formam uma poderosa rede que muda a realidade.

3 - Para nós, inovação não é só tecnologia, um fetiche ou um fim em si, mas ela precisa mobilizar pessoas a gerar resultados e estar a serviço da cidadania.

4 - Sonhamos com o dia em que o LAB.ges será desnecessário, pois o que cultivamos hoje estará dentro de cada um dos servidores públicos capixabas!

Os princípios do LAB.ges são o foco nas pessoas, a colaboração e a cocriação envolvendo servidores públicos, sociedade, empreendedores, terceiro setor e academia, para que estes diferentes olhares possam cooperar e contribuir para o surgimento de novas ideias e soluções não tradicionais para os desafios do Governo.

Além disso o LAB.ges trabalha para que:

O Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) foi formalizado em de 21 de Agosto de 2017, mas suas ações já vinham acontecendo desde 2016 com a reestruturação da Subsecretaria de Inovação na Gestão (Subges).

A Subges é formada por duas gerências: a Gerência de Projetos e Processos (GPP) e a Gerência e Inovação na Gestão (GIG) onde está o LAB.ges.

Diversas atividades ligadas à inovação já eram desempenhadas pela Gerência de Inovação na Gestão (GIG) antes mesmo da criação do LAB.ges.

Com isso, depois de diversas configurações da Gerência de Inovação, o LAB.ges foi criado e estruturado com base na combinação de duas grandes principais temáticas de atuação, tendo seu foco direcionado para:

Acreditamos que é importante "preparar o terreno", com a cultura da inovação no pensamento das equipes de servidores, para que as soluções criativas possam acontecer mais fluidamete.

Cada uma destas frentes é composta por iniciativas, com diferentes públicos-alvos, que foram amadurecendo ao longo do tempo de atuação do Laboratório, em um processo iterativo contínuo. Estas ações são propostas, testadas, desenvolvidas, e, conforme seu resultado, mantidas, adaptadas, ampliadas ou descontinuadas.

Aqui é um exemplo de como é importante dar o primeiro passo, ir iterando e adaptando. Nem sempre é possível começar com o modelo de trabalho mais robusto. O ideial é sempre ir mudando e inovando sempre.

2017/2018

2019/2020

Clique aqui e saiba
as iniciativas do LAB.ges

O LAB.ges foi instituído formalmente pela Portaria N.º 06-R, de 21 de Agosto de 2017, junto com a nova estrutura da Subsecretaria de Inovação na Gestão (Subges), citada anteriormente.

Costumamos dizer que a nossa Gerência de Inovação na Gestão (GIG) é a "razão social" e o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) é o "nome fantasia".

Os dois são a mesma coisa, corpo e alma LAB.ges.

Isso é apenas um pequeno resumo da nossa história.

Quer saber um pouco mais do LAB? Entre em contato com a gente!

Quero saber mais do LAB.ges

Aqui você pode conferir um resumão das nossas atividades durantes os respectivos anos.