Solucionática

A Solucionática é nossa Oficina de Soluções para resolver problemas reais do governo. Trabalha com abordagens e métodos experimentais e colaborativos, podendo ser combinados, dependendo do desafio ou tipo problema. As oficinas envolvem diversos atores, sempre com foco principal no usuário, tornando o resultado final mais assertivo.

Os problemas apresentados para a Solucionática passam por uma avaliação da equipe do LAB.ges, que vai balizar a prioridade de acordo com a capacidade de execução. A matriz de avaliação mede, entre outras variáveis, a complexidade, relevância e gravidade do problema, o impacto, a estrutura e o nível de inovação. 

Uma vez priorizado o problema, o processo segue com o desenho da Jornada do Usuário da Solucionática, que é o caminho que o órgão deve percorrer junto com nossa equipe a cada oficina. Ela pode variar ou se adaptar, mas as fases básicas são: mapear a maturidade do órgão que lida com o problema; definir claramente o desafio; definir as abordagens/métodos e facilitadores; selecionar e comunicar as pessoas envolvidas; colocar a mão na massa no desenvolvimento da solução; testar e validar o resultado com o órgão.

Com a solução já testada, o próximo passo é a implementação e o monitoramento. O caminho pode variar dependendo do desafio e da equipe.  

Como utiliza métodos experimentais e a lógica do “aprender fazendo”, o próprio caminho proporciona também o desenvolvimento de novas capacidades nas equipes de servidores, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no governo.

Algumas abordagens utilizadas na Solucionática são: Design Thinking, Design Sprint, Systems Thinking, Human-centered design (HCD), Cenários Futuros e Canvas de Processo.

Solucionáticas realizadas