A Solucionática é uma oficina para resolver problemas reais do governo. Ela trabalha com abordagens experimentais colaborativas de inovação que podem ser combinados ou adaptados, dependendo do desafio ou tipo de problema trabalhado.

Público-alvo:

A Solucionática é uma oficina de soluções para resolver problemas reais do governo. Ela trabalha com abordagens e métodos experimentais e colaborativos inovadores que podem ser combinados ou adaptados, dependendo do desafio ou tipo de problema enfrentado. 

As oficinas envolvem diversos atores, como os “donos do problemas”, os especialistas em determinadas áreas, e o usuário final, que é sempre o foco principal.

Os problemas apresentados para a Solucionática passam por uma avaliação da equipe do LAB.ges, que vai balizar e priorizar os desafios de acordo com a capacidade de execução da equipe envolvida. A matriz de avaliação destes desafios mede, entre outras variáveis, a complexidade, relevância, gravidade do problema, o impacto, a estrutura e o nível de inovação. 

Uma vez priorizado o problema, o processo segue com o desenho da Jornada do Usuário da Solucionática, que é o caminho que o órgão deve “percorrer” a cada oficina. Essa abordagem não é padrão e pode ocorrer adaptações. 

As fases básicas da Solucionática são: mapear a maturidade do órgão que lida com o problema; definir claramente o desafio; definir as abordagens/métodos e facilitadores; selecionar e comunicar as pessoas envolvidas (inclusive os usuários); colocar a mão na massa no desenvolvimento da solução; testar e validar o resultado com o órgão.

Com a solução já testada, o próximo passo é a implementação e o monitoramento. O caminho pode variar dependendo do desafio e da equipe.  

Como utiliza-se métodos experimentais e a lógica do “aprender fazendo”, o próprio caminho proporciona também o desenvolvimento de novas capacidades nas equipes de servidores, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no governo.

Algumas abordagens utilizadas na Solucionática são: 

Design Thinking, 

Design Sprint, 

Systems Thinking, 

Human-centered design (HCD), 

Cenários Futuros e 

Canvas de Processo.

Números da Solucionática